domingo, 7 de outubro de 2012

O Senhor Vem!

“Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”  Isaías 40:1-3

Vivemos em uma era conturbada, cheia de mudanças em extrema velocidade, com pessoas cada vez mais insatisfeitas e escravas de seus próprios desejos e por consequência, cada vez enredadas pelo sistema mundial que exige aparente sucesso, aparente prosperidade e muitas outras aparências. O clima está cada vez mais descontrolado. A insubmissão não é apenas um problema nas igrejas e famílias, mas em partidos políticos, governos e em todas as esferas da humanidade. Há uma pergunta rondando os corações: Quem pode trazer a paz mundial e quem pode unificar as nações em torno de um só propósito, comum a todas? Quem é capaz de ter este poder? JESUS CRISTO tem este poder e JESUS CRISTO vem para reinar com sua Igreja.

Mas o seu reino não é deste mundo, a sua glória não pode ser vista com a perspectiva humana, a sua justiça não se parece em nada com a justiça terrena, a sua paz é incompreensível pela mente humana, mas mesmo assim as pessoas querem formatar Jesus e o seu reino na sua forma de pensar, humana, e portanto, fraca e corrupta.

É por isso que aparecem tantos falsos mestres, falsos profetas, falsos pastores, falsas igrejas, pois, queremos um Cristo de acordo com os nossos padrões. Muitos querem uma igreja aonde tudo é possível, aonde todos sejam aceitos, mas sem a necessidade de mudança no seu comportamento e estilo de vida. O momento em que vivemos hoje é o ambiente ideal para o aparecimento do anticristo. É um ambiente propício para o seu estabelecimento, pois as pessoas estão em busca do bem-estar social e não da verdade que transforma, que cura e liberta, mas de qualquer coisa que traga prazer imediato.

Em Isaías 40:1, Deus, preocupado com a situação do seu povo, Israel, dá uma ordem às suas hostes celestiais: “Consolai, consolai o meu povo.” Israel estava disperso, no exílio, debaixo de um jugo terrível. Israel era considerado um vermezinho, diante da grandeza do império Persa, dos Medos e Babilônicos. Não havia esperança, aos olhos humanos, de serem libertos, pois os sacerdotes e profetas desapareceram, o templo havia sido destruído e os utensílios do templo roubados. O povo estava em um deserto espiritual. Deserto é um lugar vazio, sem conforto, sem vida, sem esperança e de muito sofrimento. E é Deus que toma a iniciativa de consolar o seu povo fiel que sofreu por causa do pecado daqueles que foram infiéis.

Deus quer falar ao coração, pois Deus é um Deus que fala na intimidade, no recôndito, no mais profundo e esta mensagem dada às suas hostes celestiais deveria tocar os anseios mais profundos do fiel em exílio.

Em Isaías 40:3, uma voz, talvez a de um arauto celestial, a voz do que clama no deserto diz: “Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”

Ao ouvir isso, o próprio Isaías levou esta mensagem ao povo de Deus. Os evangelhos referem-se a esta passagem e identificam João Batista (João 1:23) como alguém que também proclamou essa mensagem nos dias de Jesus, o cumprimento final da profecia de libertação do cativeiro.

Deus declara, explicitamente, que irá enviar para o seu povo, ainda que aparentemente arruinados, ministros de consolação. Ele testifica que “o deserto” não irá impedir o povo de receber e gozar a consolação enviada. Mesmo que hajam vales, serão aterrados; mesmo que hajam montes e outeiros, eles serão nivelados;  o que é tortuoso será retificado e os lugares escabrosos, aplanados. Mas por quem? A quem esta voz é dirigida? À igreja, aos crentes da época? Não, mas a Ciro, aos Medos e aos Persas que prenderam e escravizaram o povo.

E é exatamente isso que precisamos entender: Deus usa quem Ele quer para realizar os seus feitos. Deus ordena a Ciro e todo o seu império para libertar Israel e o conduzir em segurança. Ciro é considerado o Libertador de Israel, no capítulo 45 do livro de Isaías. Mas quem libertou foi Deus. Ciro é apenas um instrumento.

Muitos falsos profetas e falsos pastores têm surgido querendo usurpar a glória de Deus, o poder de Deus, se colocando na posição de “libertador do povo”, mas só há um libertador.

Se você está vivendo uma situação semelhante à do povo de Israel, como se estivesse em um deserto, Deus está vendo. Mas é preciso que você clame por Ele. Reconheça que você é pequeno demais para resolver a tua situação. Peça perdão pelos teus pecados e transgressões e confesse a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da tua vida e Ele te encherá de paz. Mesmo no meio do deserto, Ele te proverá um caminho de saída, dia após dia, para te conduzir a um caminho de luz e de perfeita paz.

Se Deus consegue na concha de sua mão medir as águas e tomar a palmos a medida dos céus (Isaías 40:12), o que é o teu problema para ele? Confia no Senhor! Entrega o teu caminho ao Senhor e o mais Ele fará (Salmos 37).

Provérbios 30:4 diz: Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?

Deus continua enviando seus ministros de consolação nos dias de hoje, guiados pelo Espírito Santo de Deus. Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração.