segunda-feira, 8 de abril de 2013

O Sentimento é o agente da incredulidade!

“Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu. Este disse: Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas. Porque assim diz o Senhor: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais. Isto é ainda pouco aos olhos do Senhor” 2 Reis3:15-17

Acabe foi um péssimo rei. Diz a Bíblia em 1 Reis 16:30 que Acabe fez o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. O seu filho Jorão, assume em seu lugar e também fez o que era mau perante o Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe, como diz em 2 Reis 2:2.

Depois da morte de Acabe, Mesa, o rei de Moabe se revolta contra o rei de Israel e decide não pagar mais o tributo devido ao rei de Israel. Por isso, Jorão, rei de Israel, Josafá, rei de Judá e o rei de Edom, se unirão para ir a guerra contra Moabe. Mas, estando eles a caminho de Edom, pelo deserto, depois de 7 dias de marcha, ficaram sem água. Não havia água nem para os soldados, nem para os animais.

Surge diante deles um grande problema: falta de água! Assim como poderia ter sido qualquer outro problema. E você: qual é o problema que surgiu neste mês, neste ano, que você não tem solução e o sentimento é de incapacidade, e este sentimento de incapacidade leva a outro sentimento que é o de derrota, e este sentimento leva a outro sentimento que é o de desânimo, que leva a outro sentimento: de depressão, que leva a outro sentimento: desejo de morte e assim por diante.

Três exércitos reunidos, três reis em marcha, e o primeiro a se manifestar é aquele que age pelo sentimento. É sempre assim, quando surge uma ameaça, os fracos são os primeiros a gritar, ou seja, aqueles que são facilmente dominados pelo sentimento. E Jorão é o primeiro a gritar: Ai! O Senhor nos chamou para nos entregar a Moabe. (2 Reis 2:10). O sentimental sempre pensa no pior, sempre pensa no que pode acontecer, sempre pensa na derrota, sempre toma o caminho dos maus pensamentos, porque sempre pensa em si mesmo e no que pode acontecer a si mesmo, porque é egoísta e fraco.

Mas havia um rei entre eles, que “fez o que era reto aos olhos do Senhor (1 Reis 22:43), que tinha fé, que buscava a Deus e temia ao Senhor. Este rei, Josafá, diante do problema da falta de água, não olha para o problema, mas para quem poderia resolver aquela situação e faz uma pergunta: “Não há, aqui, algum profeta do Senhor, para que consultemos o Senhor por ele?” O homem de fé, não age por sentimentos, não é movido por sentimentos e não se deixa dominar por eles em face da própria morte. Mas a diferença entre Jorão e Josafá é justamente o relacionamento, a intimidade, o temor a Deus.

Josafá sabia o que Deus poderia fazer, conhecia o poder de Deus, a grandeza de Deus, conhecia a Lei de Deus e andava nos seus caminhos. A sua vida diária era no temor do Senhor e quando o dia mau, a dificuldade, a crise e qualquer inimigo que chegam em sua vida ele sabe que não está sozinho pois conhece as promessas do Senhor. E você? Tem agido como Jorão ou toma a postura de Josafá?

Jorão conhecia Eliseu, mas olhava para ele como um simples homem, não reconhecia a autoridade divina sobre ele. Josafá, por sua vez, sabia que, através de Eliseu, Deus agiria em seu favor, pois reconhecia a autoridade de Deus na vida de Eliseu. Este é o problema de muitas pessoas: olham para o seu pastor como um simples homem, e o tratam como um homem qualquer, pois não conseguem reconhecer a autoridade divina neles. E não reconhecem a autoridade divina porque não tiveram um encontro pessoal, íntimo com Deus. E você? Desafia a autoridade de Deus, desafiando a autoridade de quem Ele constituiu como autoridade sobre a tua vida? Confia nas circunstâncias, nos sentimentos, no que está para acontecer? Se esta é a sua situação, então, você não tem fé o suficiente.

É preciso se alimentar mais espiritualmente. Para alguns, é apenas uma questão de disciplina diária de alimentar mais o seu homem espiritual. Para outros, talvez seja necessário abandonar a soberba, abandonar os pensamentos de que somos capazes, de que não precisamos de ninguém e muito menos de Deus.

Quando Jorão vem pedir ajuda ao homem de Deus, o que ele respondeu poderia agredir muita gente nos dias de hoje. Eliseu diz que se não fosse por Josafá, não daria atenção e muito menos olharia para Jorão, por causa de suas péssimas atitudes, por causa de seus maus caminhos, por causa de sua devassidão e idolatria. Quando está diante da crise quer Deus, mas quando há prosperidade, odeia os caminhos de Deus.  E você? Seria recebido pelo profeta Eliseu como Josafá, ou como Jorão?

O que mais aprendo neste texto, é que Eliseu não se deixa levar pela incredulidade de Jorão, nem depende da fé de Josafá, mas chama um tangedor, um músico. Eliseu sabia que quando o tangedor tocava, o poder de Deus se manisfestava. Esta era a sua prática diária, ele via isto todos os dias. O ambiente de adoração traz a presença de Deus. A adoração nos aproxima de Deus. A adoração é apenas para aqueles que são íntimos de Deus e a intimidade de Deus é apenas para aqueles que o temem.

E o resultado final desta história traz um desfecho como cria Josafá que pudesse acontecer. O profeta Eliseu orou e na manhã seguinte havia água em abundância, na verdade, a terra se encheu de água. Não havia vento, não havia chuva, não havia indícios de temporal, nem nuvens. Mas quando o homem de Deus, que tem intimidade com Deus ora, Deus responde. Os teus sentimentos devem ser analisados, dominados e eliminados, mas para isso você precisa ter fé em Jesus Cristo. Peça a Deus que a todos dá liberalmente. Mas não se deixe dominar pelos teus sentimentos. Você tem um homem de Deus na tua vida? Deus vai falar com você através dele, e usar este homem para fortalecer a tua fé.

No amor de Jesus Cristo,

Filipe A. Espindola