domingo, 6 de outubro de 2013

Sofismas

“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.” 2 Coríntios 10:3-6.

Durante a nossa trajetória neste mundo convivemos com muitas pessoas. Algumas chegam em nossas vidas e convivemos por muitos anos, outras vem e vão com uma rapidez tão grande que nem percebemos a sua ausência. Mas daquelas que permanecem algum tempo conosco, que frustração nós sentimos quando descobrimos que elas não eram quem diriam ser. Tínhamos uma idéia errada, um conceito falso e isso nos entristece, especialmente, quando confiamos a nossa vida e intimidade a ela.

Mas você já parou para pensar nas coisas que você faz? Quais são as práticas que você tem? Elas são corretas? Ainda que tenham sido ensinadas pelos teus pais, ainda que todo mundo tenha os mesmos hábitos, eles são corretos diante de Deus? Vamos um pouco mais adiante: Ainda que estas práticas estejam escritas na Bíblia e sejam aprovadas por Deus, elas estão sendo aplicadas e praticadas da forma correta, da maneira que Deus planejou?

Isto é muito importante! Sofismas são como mato ou erva daninha, crescem muito rápido, muito alto, sufocando tudo o que foi plantado e regado no jardim que deixou de ser cuidado. Um sofisma é uma mentira travestida de argumentos verdadeiros, para que possa parecer real, mas com o intuito de enganar, confundir e criar ciladas. Alguns sinônimos de sofisma: armadilha, cilada, ardil, engano, estratagema, embuste, astúcia e artifício.

Paulo nos orienta em 2 Coríntios 10:3-6, que devemos anular os sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Cristo. Vivemos em uma época em que muitos usam conceitos verdadeiros, inclusive com fontes bíblicas para justificar atitudes falsas. A utilização de versículos bíblicos para justificar práticas humanas pecaminosas em nome do amor e da misericórdia não é algo recente, mas já era praticado nos dias de Paulo.

Alguns exemplos de sofismas praticados pela sociedade:
- Sexo fora do casamento: Algo tido como normal e até benéfico na escolha do parceiro.
- Divorcio: Não deu certo com a esposa? Entra com o pedido de divórcio e casa de novo.
- Viver juntos: Para não ter que divorciar, evita o casamento, passa a ter uma vida a dois juntos como se fossem casados, mas sem compromisso, sem aliança. Uma vez que não deu certo, troca de parceiro(a).
- Ganhar vantagem, fraudar o fisco, praticar corrupção, trair o cônjuge, abandonar a família, seduzir as pessoas do sexo oposto, mentir, usar drogas e odiar as pessoas passa a ser algo tido como normal.

Mas para aqueles que foram regenerados pelo Espírito Santo e que conhecem a Palavra da verdade, Paulo orienta que devemos anular os sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus. Muitas pessoas tem tomado a Santa Ceia como se o pão e o cálice fossem mais importantes do que o próprio Senhor Jesus. Buscam o ritual de tomar a ceia, mas não tem intimidade com Deus, não praticam a santidade, os bons pensamentos e as boas obras. Aprendi com meu grande amigo, irmão e discipulador Asaph, como músico e adorador, que Deus não procura grandes músicos e excelentes cantores com grande qualidade técnica, ainda que isto possa ser de grande utilidade. Deus procura adoradores. Depois do grande mover de adoração que experimentamos em nossa nação na década de 80 e 90, hoje vemos que muitos estão apenas copiando estilos, clonando hábitos de cantores famosos, tentando parecer como eles, cantar como eles e até copiar os seus cacoetes. Quando vejo congregações copiando decoração de palco de grandes templos, se armando de luzes, fumaça, tecidos, danças e toda uma parafernália tecnológica para criar uma atmosfera de louvor e adoração, o meu espírito se entristece profundamente, pois eu sei que Deus não divide a glória Dele com ninguém.

Deus não recebe o louvor de alguém cujo coração está longe Dele. Ir para o templo com a intenção de adorar a Deus através do louvor, mas sem a atitude apropriada, cantando músicas só porque me agrada ou faz bem à minha alma é perigoso e comprometedor. Eu já cantei muitas mentiras durante o louvor, dizendo que “amava a Deus de todo o meu coração”, mas durante a semana nem lembrava que Deus existia. Até que um dia, o meu Pai Celestial que é amoroso me corrigiu, me repreendeu, através do meu irmão Asaph, através do meu pastor e pai, Samuel, através da minha esposa Arlete, através dos meus filhos, que foram usados por Deus para falar ao meu coração para que eu pudesse destruir este sofisma na minha vida. Hoje temos uma geração de músicos e cantores que não cantam se não tiver um número x de pessoas, cachê e despesas pagas.

Qual o sofisma que você vê na tua vida e na vida dos outros que precisa ser anulado? Tomamos a ceia como um ritual, como um fim em si mesmo, ou realmente temos consciência de que se comemos e tomamos a ceia indignamente, estamos comendo e tomando condenação para nós mesmos, por não discernirmos o corpo de Cristo?

Você é daqueles que ainda chama o templo, o prédio aonde são realizados os cultos, de casa de Deus e acha que Deus habita naquele templo e que o altar do prédio é o lugar mais sagrado, ou você vive consciente de que Deus fez o milagre de transformar o teu corpo pecaminoso em templo e habitação do Seu Santo Espírito e de que você deve ser o sacrifício vivo, santo e agradável a Deus?


Igreja, os sofismas na cultura mundana e pecaminosa em que vivem os homens, certamente, precisam ser anulados. Mas os piores sofismas são aqueles que são praticados dentro dos templos, congregações e casas de crentes, que tem o conhecimento da Palavra, que tem a inteligência de ler a Palavra, mas sem a revelação do Espírito. O ritual não pode substituir a obediência e submissão completa a Cristo. O ritual, por si só, é um sofisma. Deus quer que a nossa submissão seja completa e ela só será completa quando levarmos todo pensamento à obediência de Cristo e estivermos prontos para punir toda desobediência, a começar em nossas vidas, nos submetendo uns aos outros, através de um discipulado verdadeiro; discipulando e sendo discipulados, em completa submissão ao corpo de Cristo, a Igreja.