quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O que estarei deixando?

Encontrei esta meditação em um pequeno livrinho da SBB que gostaria de compartilhar com você,  neste mundo que gira tão rápido. 

Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus... Eclesiastes 12:1

Estamos estressados, com as emoções à flor da pele, e nunca temos tempo para nada. Os relacionamentos ficam de lado, pois há muito trabalho. A vida passa voando, e não notamos. Mas nós fomos criados para algo maior do que o trabalho.  Somos muito mais do que aquilo que fazemos!  Como viveríamos se soubéssemos que teríamos somente mais um mês de vida? 

Se concentrarmos o olhar sobre nossa saúde espiritual,  colocando o nosso relacionamento com Deus em primeiro lugar, ele mesmo reorganizará todas as demais áreas. Nossa vida mudará de rumo e estaremos construindo um legado que permanecerá. Jesus disse: Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. (João 15:5).

Podemos acumular souvenirs, troféus ou um legado. Souvenirs são os primeiros a ir para o lixo em uma mudança de casa. Troféus ficarão em uma estante, mas com o tempo perderão a importância.  Mas legado é aquilo que deixamos na vida e para o futuro de toda uma geração.  O que você deixará?

ORAÇÃO: "Senhor, ajude-me a deixar um legado de vida que impacte aqueles a quem amo e glorifique o seu nome. Em nome de Jesus, amém".

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Se o meu povo....

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” 2 Crônicas 7:14
Na época do Rei Salomão, o santo dos santos no templo era o lugar da visitação de Deus. Mas quando Jesus, o Messias, o Cristo, vem e faz expiação pelos nossos pecados na cruz do calvário, é ressuscitado pelo Pai ao terceiro dia, e nos deixa o Espírito Santo, o Consolador, aqui, para todos aqueles que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, somos habilitados pelo sangue de Cristo e em Cristo, para sermos templo, habitação, morada do Espírito Santo; não mais o templo de pedra, cimento, tijolo e areia, feito por mãos humanas, mas o templo construído por Jesus Cristo em nós.

Na época de Salomão, Deus faz uma aliança com o povo prometendo bênçãos com uma condicional: “Se”.

Muitos hoje tem buscado um evangelho fácil, liberal, sem a condição imposta por Deus: “Se”. Precisamos lembrar que temos maior responsabilidade do que o povo daquela época. Vivemos no tempo em que o Espírito Santo já se manifestou em nós, temos a Palavra de Deus completa em nossas mãos, temos liberdade de chegar diante de Deus pois o véu se rasgou. Mas apesar de nossa geração ter tudo isso, precisamos ainda cumprir a condição “Se” que Deus nos alerta em 2 Crônicas 7.

Deus faz aliança com o povo, mas o povo não se manteve debaixo da aliança, adorou a outros deuses, desobedeceu aos mandamentos e como fruto, teve Jerusalém invadida por reinos pagãos, a cidade destruída diversas vezes e os seus cidadãos enviados como escravos para o exílio, sem falar nos milhares de mortos.

Algumas pessoas acham que os pastores são muito rígidos, outros acham que são muito radicais, outros procuram igrejas mais modernas, mais liberais, uma que seja adequada aos seus padrões de vida e comportamento. Mas a verdade é que no dia do arrebatamento da Igreja, da vinda do Senhor com a Igreja, do grande julgamento, e das bodas do cordeiro, o que valer não é o que eu penso e o que eu acho, mas o que diz a Palavra de Deus.

O apóstolo Paulo nos diz em Romanos 10:9-10: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor  e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Mas confessar não é apenas com a boca, mas com todo o seu ser, transformando palavras em atitudes, pois uma fé sem obras é morta, sem valor. As obras não tem a finalidade de pagar o preço da salvação, as obras que nós realizamos tem a finalidade de validar as nossas palavras. Se alguém diz que é submisso com a boca, mas não obedece ao primeiro pedido da autoridade, então esta pessoa não é realmente submissa. Ou seja, uma fé sem obras.

Só o sangue de Cristo tem poder para nos salvar da condenação do pecado, mas confessar a Cristo como Senhor é apenas uma parte do que compete a nós. Crer com o coração significa: transformar em atitudes o que a minha boca fala.

Creio que estamos vivendo em um tempo em que muitos estão sendo salvos e muitos estão se convertendo dos seus maus caminhos. Há uma abundância da presença do Espírito Santo. Creio que Deus já começou a derramar do Seu Espírito pois também creio que estamos nos últimos dias. Mas assim como nos tempos de abundância financeira sempre há muito desperdício, tenho visto muitas vidas se perderem por acharem que há perdão e misericórdia de Deus em abundância, e por isso, não crêem que o seu “pecadinho” pode leva-las para a condenação eterna.

É tempo de acordar! “Se o meu povo”, é uma oração condicional, tanto para a benção do reinado de Salomão, quanto para a habitação do Espírito Santo em nós nos dias de hoje. O Espírito Santo jamais vai habitar em alguém que pratica o pecado, seja ele qual for (Apocalipse 22:15). Quando nascemos espiritualmente, o Senhor nos incentiva à maturidade e vai ter muita paciência conosco até que venhamos a alcançar a perfeição (maturidade). Mas continuar na prática do pecado depois de ter conhecido e provado do Espírito Santo, pode ter consequências eternas de condenação.


Sejamos santos, assim como Ele é santo!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O cego que guia outro cego!

Vamos refletir na Palavra de Deus hoje?  Em Lucas 6:39-42 diz:

39 Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco? 40 O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre. 41 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 42 Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

Jamais tentaria retirar a trave do meu mestre, do meu discipulador ou muito menos, do meu pastor. Eles já tem pessoas que tem autoridade sobre a vida deles para fazer isso. Jamais serei maior do que meu pastor, meu mestre, mas posso ser como ele, se me permitir ver na minha vida, deixando ele ser usado por Deus, para retirar as traves que estão nos meus olhos. O objetivo desta parábola é mostrar que a autoridade constituída por Deus foi instituída para te mostrar o caminho, para ajudar, para corrigir rumos errados, para instruir.

A prática do mundo hoje é contestar qualquer autoridade.  Não entre por este caminho, antes de ousar retirar a trave das autoridades constituidas por Deus na tua vida, retire as tuas próprias.  Eu preciso olhar para mim no espelho! Olhar para os outros, apenas se estiver disposto a pagar o preço para corrigi-los andando juntos.   Medite nisso. Ame as pessoas que Deus colocou para você discipular e instruir, e delas você pode ajudar a tirar a trave, mas das outras, elas já tem alguém sobre elas.

Pessoas que vivem criticando as autoridades constituidas por Deus mas não se submetem e ainda assim querem exercer liderança na igreja: Tome cuidado com elas, pois talvez sejam cegos, que geralmente encontrarão outros cegos para dirigir. E você não vai querer ser dirigido por cegos: ambos irão para o abismo.

Que Deus te revele esta Palavra para que possas praticá-la. Em nome de Jesus, amém. Deus é contigo. 😀

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ninguém muda significativamente sozinho!

A foto desta ovelha que foi achada na Austrália depois de 5 anos perdida, revela que ovelha não sabe se cuidar sozinha. Por isso Deus estabeleceu a função do pastor. 

Esta ovelha se separou do rebanho por várias vezes até que se perdeu. Quando foi encontrada tinha mais de 27 quilos de lã e várias doenças.  Ninguém sobrevive com saúde sozinho, ninguém muda significativamente sozinho.

Ter um tempo com Deus não é uma necessidade pessoal, apenas. É vital para a sua vida espiritual. Leia todo o Salmo 25 e veja o que diz. Separei os versos 4 e 5 que diz:

"Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia."

Fale com Deus! Faça declaração de amor a Ele. Se relacione com o teu criador e com o teu Senhor!

Uma pergunta para deixar você pensando todo dia: Em qual área de sua vida Deus está trabalhando? ( Que área você mais precisa mudar?). Pode abrir o coração que Deus te ouve e coloca teu pastor ou discipulador para te guiar no que for preciso, às vezes, mesmo contra sua vontade humana,  mas traz cura e restauração. Lembre-se : Se você é ovelha, que tipo de ovelha tem sido?

Se desejar compartilhar comigo, vou orar à respeito, especificamente.

Em Cristo, Pr, Filipe

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O Amor e a Santidade de Deus e dos Seus santos

Hoje é um novo dia! Quantas coisas novas, diferentes, algumas boas outras nem tanto, mas lembre-se de uma coisa: " Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. O que vai acontecer, não importa se é bom ou ruim, se você entregar no altar do Senhor, ele transforma até as tragédias em memoráveis vitórias.  O amor de Deus é intenso,  mas o sistema poluído deste mundo quer esconder este amor com sua poluição.  Suba até o alto céu, acima da poluição,  acima das nuvens, acima das preocupações,  e veja quão grande é este amor. Mas enquanto viver aqui na terra, lembre-se que Ele está em você,  o Espírito Santo se move em você,  habita em você.  Por isso Paulo recomenda à Igreja que viva em santidade.

1 Coríntios 1:2-3 diz: à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sem santidade, não haverá condições de habitação do Espírito; sem a presença do Espírito,  depois de a termos experimentado,  seremos como um corpo que ficou tetraplégico.

O amor Dele é tão intenso, mas não se encontra na superfície,  assim como verdadeiros tesouros não se encontram tão facilmente. Jesus, é a expressão viva e corpórea deste amor. Quem recebe a Jesus e o confessa através da prática dos mandamentos e obediência em suas vidas diárias, vai experimentar este amor. Como é bom, este Amor, Amor de Deus, o próprio Deus, essência do Amor. Preciso Dele, mas só O terei, e só O verei, se obedecer seus ensinamentos e os praticar, vivendo em santidade.
Por isso, o conselho: Sejam santos, como Ele é santo. Quer o Senhor, quer ser amado e sentir este amor, não apenas para ser um consumidor deste amor mas um vaso, um canal por onde transbordará este amor? Pratica o que diz Colossenses 3:1-4 - Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Eu já experimentei este Amor, e nada, ou ninguém,  poderá se igualar, de longe, ao tamanho, à profundidade, à altura do Amor de Deus. Não compare o amor de Deus com o conceito que você tem de amor. Não tente entender o amor de Deus com a mente humana e suas filosofias e inteligência tão....limitada.

Se você confessou a Jesus como Senhor, Ele está te atraindo com este amor. Ele nos atrai para a Sua presença, mas na maioria das vezes, estamos ocupados demais. Desocupe-se! Abra mão dos supérfluos, dos divertimentos temporários,  e experimente a grandeza deste amor. Um dia destes, me deparei com esta vista através da janela do avião em que estava e lembrei do texto de Colossenses. Se eu buscar as coisas lá do alto, estarei acima da poluição,  acima das nuvens e poderei ver o Sol da justiça,  ser aquecido pelo Seu amor, e descansar tranquilo em Seus braços de amor.

Presença de Deus! Está é a sua real necessidade. E é isto que você anseia hoje pois confessou a Jesus como Senhor.

Se ainda não fez esta confissão, faça agora mesmo e procure uma igreja que pregue o evangelho completo de Jesus e experimente este amor.

Em Cristo Jesus,

Pr. Filipe A. Espindola

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pr. Enéas Tognini, influência na minha vida com sal e luz!

Grande homem de Deus, discipulador pessoal do meu pai, Pr. Samuel Espindola,  evangelista incansável no Rio Grande do Sul, praticamente morou em nossa casa na minha Infância,  exercendo grande influência no meu crescimento, e porque não dizer, no meu ministério. Certa vez, ao visitá-lo em São Paulo,  ele me levou ao seu gabinete e me deu um livro antigo de presente(foto abaixo) e me deu um recado: Prega a Palavra, sem desvios, sem atalhos e seja fiel à Palavra. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de ter o Pr. Enéas em nossas vidas. Que o Senhor console a irmã Élia, suas filhas, Dinéia, Noemi Tognini Sampaio,  seus netos e genros. Para mim, Pr. Stbn Enéas Tognini foi mais do que um avô, por assim considerá-lo, foi um pai espiritual. Exemplo de simplicidade, humildade e discípulo de Jesus.

Escreveu muitos livros, serviu como reitor de seminário,  fundou a Igreja Batista do Povo, e muitas outras coisas poderiam ser escritas,  mas o que mais me marcou foram pequenos momentos que tive com ele, como, por exemplo, um dia em que eu e a Arlete estávamos visitando-o em São Paulo, na sua casa, e ele veio da cozinha com uma laranja na mão, começou a coratá-la e colocou um pedaço na minha boca e também deu para a Arlete. Jamais esquecerei cada momento, cada sorriso, cada pregação.  Ainda guardo com carinho alguns discos de vinil do Programa Hora da Oportunidade gravados pelo Pr. Enéas. Foi com este programa Hora da Oportunidade,  que o Pr, Samuel deu sequência no Estado do Rio Grande do Sul, pregando em mais de 10 rádios por mais de 35 anos.

Assisti e presenciei, como criança, enquanto viajava no banco de trás do carro, várias conversas do Pr. Samuel e Enéas sentados na frente. Nunca escutei piadas, conversas sobre futebol, murmuração por termos que dormir no chão na casa de irmãos,  ou por não termos janta na casa dos irmãos. Tudo o que eu ouvia era sobre o Reino, sobre a pregação do evangelho, sobre a libertação das almas do inferno.  A ostentação nunca fez parte de nossas viagens evangelísticas. Não havia exigências,  apenas o desejo de ir para a próxima cidade continuar pregando.

Uma vez, Pr. Enéas me pediu para cuidar seus livros enquanto pregava num estádio. Fiquei no stand e vendi alguns livros. Eu era criança,  tinha ums 12 anos de idade.  Quando ele chegou e viu que eu estava vendendo direitinho, apertou os meus ombros e disse: Se alguém não puder comprar pode dar um desconto de 20%, pois meu objetivo é abençoar e edificar. Alguns anos depois, fiquei sabendo que ele vendia os livros a preço de custo. E ainda dava desconto de 20%. Que coração. 

Toda vez que o carro se aproximava de uma montanha o Pr. Enéas anunciava: Olha a lomba, Filipe. Ele dizia que eu gostava de subir e descer lombas.

São memórias de momentos que, talvez,  para muitos não tenha valor, mas um homem de Deus na minha vida, transformou a minha história e ele deixou um discipulo chamado, Samuel Espindola, que até hoje, com 83 anos ainda é o meu discipulador,. Glória a Deus. Que possamos seguir este exemplo. Obrigado, Pr. Enéas, obrigado, Senhor pelo Pr. Enéas.