quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Lição 9: O Reino e o Governo de Deus

Texto chave:para memorizar: "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo,  não pode ver o reino de Deus. João 3:3

Introdução:
Tenho ouvido muitas pessoas falando sobre o Reino de Deus como sendo o trabalho ministerial da igreja, ou os prédios aonde a igreja cultua a Deus. Os judeus estavam aguardando o Messias e o Seu reino. Jesus veio e veio o Seu reino, mas eles não perceberam. Mas o que é realmente o Reino Deus?

Para entender o que significa, na prática, é preciso nascer de novo.

Em João 3;3 diz: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Este é um pré-requisito para se entrar no reino de Deus. O reino não é uma cidade, ou um grande comitê com um grande exército com armas e demonstração de poder e ostentação de riqueza. O reino de Deus é o governo de Deus naqueles que creram que Jesus Cristo é o filho de Deus. Quando confessamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, ele nos liberta do império das trevas e nos transporta para o seu reino (Colossenses 1:13). E isso acontece, porque o Espírito de Deus passa a habitar em nós, porque o nosso corpo foi liberto, a nossa alma foi liberta e o nosso espírito está habilitado a ter comunhão com o Espírito de Deus. Jesus começa a reinar em mim.

O reino de Deus não tem aparência visível

Em Lucas 17:20 diz: Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. O Reino de Deus não tem nada a ver com shows de música gospel, com templos maravilhosos, com cultos cheios de luz, fumaça e grandes pregadores. O reino de Deus é o governo de Deus naqueles que confessam a Ele como Salvador e Senhor. E confessar a Jesus Cristo como Senhor de minha vida, significa, que eu entrego a minha vontade e todo o comando da minha vida a Jesus.

O reino de Deus começa quando eu decido morrer para mim mesmo. O reino de Deus se estabelece quando eu obedeço aos seus mandamentos diariamente, constantemente, em todo o tempo, em todo o lugar, não por imposição, não por medo, mas por causa do encontro divino, em que eu reconheço a minha situação pecaminosa e preciso de Jesus. E por causa do amor de Jesus em morrer na cruz em meu lugar, por causa de tamanho sofrimento Dele, por causa do sangue Dele que foi derramado em meu lugar, eu me sinto constrangido a fazer o que Ele quer, porque agora, Ele me deu vida, Ele me deu paz, Ele me deu sentido para viver, Ele curou a minha alma e me perdoou de todos os meus pecados e ainda me tornou Seu filho. Por isso, o reino se estabelece na minha vida quando eu me entrego, de todo coração, ao seu governo, praticando a justiça de Deus, não dos homens, praticando a paz e vivendo em alegria no Espírito Santo (Rom.14:17).

Não se entra no reino de Deus através de boas obras, ainda que as obras sejam a prova de que a fé é viva, e não morta. Não se entra no reino de Deus com dinheiro. Ninguém pode comprar um lugar no céu. O dízimo serve para comprar um lugar no reino, mas uma demonstração de obediência à Palavra de Deus e uma prova do senhorio de Cristo na sua vida.

Quem terá dificuldades de entrar no reino de Deus?

Em Lucas 18:24 diz: E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!  Um homem rico queria saber o que precisava fazer para herdar a vida eterna. E Jesus pergunta se ele conhecia os mandamentos, ao que o jovem rico responde que já obedecia a todos os mandamentos desde a sua juventude. Mas quando Jesus diz que só faltava uma coisa (vender tudo o que ele tinha e dar aos pobres), ele ficou muito triste porque era riquíssimo. Para entrar no reino, Jesus passa a ser a minha riqueza, a minha prioridade, o meu maior amor. Todo o meu tempo, recursos e forças, devem ser colocados à sua disposição para fazer o que Ele quiser. Ele quer me usar, mas só vai me usar se eu permitir, não como eu quero, mas na hora e do jeito que Ele quiser.

Quem não entrará no reino de Deus?

·         Quem não nascer de novo (João 3:3)

·         Quem não receber o reino de Deus como uma criança (Lucas 18:17)

·         Impuros (práticas sexuais ou uso impuro do corpo), idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores, invejosos (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:21).

O que não é o reino de Deus?

·         Não é comida, nem bebida (Romanos 14:17).

·         Não é visível e não tem aparência (Lucas 17:20)

E você, já está no reino de Deus, já vive o governo de Deus e já espera o arrebatamento da Igreja com todo o coração? (2 Timóteo 4:8).

 

No amor de Jesus Cristo,

 

Filipe A. Espindola

E-mail: espindola.filipe@gmail.com

domingo, 21 de agosto de 2016

Meditação Diária com o Pr. Filipe Espindola da Igreja Batista Filadélfia de Porto Alegre


No meio de tantas atividades e compromissos, precisamos parar para conversar com Deus e meditar nas Suas Palavras que são Palavras de Vida Eterna. Sem esse tempo de intimidade com Deus não poderemos manter o nosso homem espiritual vivo, Pelo contrário, a nossa vida se torna como o leito de um rio seco, sem vida, sem fé e sem esperança.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Meditação diária 2016804 - Novas atitudes e hábitos


Quando Jesus entra em nossas vidas tudo muda. Mas o processo de transformação é diário. A libertação é obra do poder de Deus; a transformação da nossa mente, depende, primeiramente, de nós, consequentemente o poder da Palavra nos libertará em cada fase do processo diário de transformação. Os nossos hábitos precisam mudar nessa nova vida. Se os teus hábitos continuam os mesmos antes da conversão, agora que você está convertido, então reveja com cuidado: algo está errado: Jesus muda tudo! E nós desejamos mudar quando Ele chega. 


Quando Jesus entra em você, entra a natureza de Cristo. Essa natureza divina tem que se manifestar em você. Mas ela só irá se manifestar se você permitir. E como você permite? Dando tempo para a leitura, estudo e meditação na Palavra de Deus. Dando tempo para a oração. Dando tempo para a comunhão no Espírito congregando e se unindo aos irmãos na igreja local. Aí a natureza de Cristo começa a ter espaço para se manifestar. 
Mas ainda há a necessidade de dar o 2o passo: mudar os pensamentos e atitudes. Em Colossenses 3:1-4 diz:
 1Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo,  buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 
2Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3porque morrestes,  e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4Quando Cristo, que é a nossa vida,  se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Filipenses 4:8 diz: 

8Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 

O mundo tem que começar a ser passado na sua vida em todos os aspectos. O que o mundo ama, eu não amo mais, o que o mundo deseja, eu não desejo mais, pois agora a minha natureza é superior, é divina. E se é divina, não tem mais prazer no que é terreno. 

Os sentimentos são enganosos e é através deles que o diabo vai te tentar, assim como fez com Jesus no deserto. Não se deixe guiar pelos seus sentimentos. Ande pela fé. 

Mude suas atitudes: Deus não fará isso por você: Paulo orienta aos crentes em Efésios 4:28-32:
28Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom,  para que tenha com que acudir ao necessitado. 
29Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 
30E não entristeçais o Espírito de Deus,  no qual fostes selados  para o dia da redenção. 
31Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
32Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo,  vos perdoou.

Veja o quanto aprendemos com a Palavra de Deus até aqui. Sem ela, no teu dia a dia, sem ela você morre espiritualmente. Em Provérbios 28:9 diz: 9O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Em outras palavras, se você não quer atentar em obedecer à Palavra de Deus, a sua oração será rejeitada. 

Deus não quer religiosos, crentes aparentes ou crentes mornos. Ele quer obediência. Mude. Tudo tem que ser mudado na tua vida, pela Palavra de Deus. Se Jesus não tiver acesso a todas as áreas da tua vida, então ele não é Senhor da tua vida. Mas se Ele é Senhor, Ele comandará a tua vida e quando Ele comanda, tudo que você faz será bem-sucedido, como diz no Salmo 1. Que bom ser nova criatura, tudo é novo, todo dia. 

Meditação diária 20160803 - Uma nova criatura

Recebemos uma nova vida, não limitada a esta vida física, pelo contrário, desejando com todas as forças a vida com o Senhor, mais do que a vida neste mundo. Este mundo passará logo. Mas a vida com o Senhor é eterna. 
2 Coríntios 5:1-3 diz: 
1Sabemos que, se a nossa casa terrestre  deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;
3se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. 

Quem estiver nú, ou seja, sem o revestimento espiritual que recebe todo aquele que confessa a Jesus como Senhor e Salvador, não terá vida eterna, mas sofrimento eterno. Do que você tem se revestido? Pense nisso, enquanto escuta esta música.

Como é que nos tornamos nova criatura? Jesus morreu para que tivessemos vida. Mas precisamos lembrar que a prioridade de Jesus não foi nos agradar ou nos salvar. A prioridade de Jesus foi fazer a vontade do Seu Pai, a vontade de Deus. E com isso Jesus nos deixou um exemplo a seguir. Deus prefere obediência ao invés de sacrifício.

Jesus morreu para a sua vontade pessoal. E é isso que Ele espera de nós para que possamos, de fato, sermos nova criatura. Uma nova criatura, pensa e age como Jesus. 

Ele não tinha motivos para morrer por mim, mas fez por amor. Ele me constrange com tanto amor. Em 2 Coríntios 5:14-17 diz:

14Pois o amor de Cristo  nos constrange, julgando nós isto: um  morreu por todos; logo, todos morreram. 
15E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 
16Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne;  e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
17E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura ; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Uma nova criatura tem o Espírito de Deus, o Espírito de Cristo, de submissão, de obediência. Jesus não apenas dá o exemplo de entregar a sua vida, ele ensina isso em Lucas 9:23 e 24:

23Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
24Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 
Ele ensina a fazer o que Ele fez, mas com uma grande diferença: Você não precisa sofrer o que Ele sofreu na cruz e, mesmo assim, morrer eternamente. Pelo contrário, você nega a sua vontade, desejos e prazeres, pensando em Cristo, no Seu sofrimento, e abre mão de uma vida regalada por amor a Ele. Jesus é o motivo. O motivo não é porque eu vou ganhar a salvação, mas porque amo a Jesus. Se eu obedecer e negar a mim mesmo com o objetivo de ser salvo ainda sou egoísta, Por isso, preciso sempre pensar em adorar a Jesus, antes de pensar na minha Salvação. 

Você é nova criatura? Pense como Cristo, viva como Cristo, encha sua mente com as Palavras de Cristo. Sem isso, essa nova criatura pode morrer lentamente. Se vivemos no Espírito, andemos no Espírito. Você está percebendo este mover? Está percebendo a unção sendo derramada na tua vida, o mover do Espírito? Abra agora os seus lábios e comece a falar com Ele. Se recebeu dom de línguas fale agora. Encha-se do Espírito. Aleluia. 


--
Enviado do Gmail para celular

Meditação diária 20160802 - Uma vida abundante em Cristo

A graça e a paz, meu amado irmão e irmã. Iniciamos a meditação do dia 02/08/2016. Gostaria de ler novamente o Salmo 1 com você. Mas antes quero fazer uma oração: Senhor, estamos aqui, estudando a Tua Palavra, revela-nos pelo Teu Espírito para que possa frutificar em nós. Não queremos adquirir conhecimento apenas, queremos nos render à tua vontade e praticar a tua Palavra naquilo que ela exige de nós uma atitude. Ajuda as tuas ovelhas a te obedecerem, para que possamos ser vaso de honra nas tuas mãos. Em nome de Jesus, amém. Feche os teus olhos enquanto escuta este cântico. 

Diz o Salmo 1:
Bem-aventurado  o homem
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2Antes, o seu prazer  está na lei do Senhor,
e na sua lei  medita de dia e de noite. 
3Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas, 
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

4Os ímpios não são assim;
são, porém, como a palha que o vento dispersa. 
5Por isso, os perversos não prevalecerão  no juízo,
nem os pecadores, na congregação dos justos.
6Pois o Senhor conhece  o caminho dos justos, 
mas o caminho dos ímpios perecerá. 

Talvez você possa estar pensando: o Pr. Filipe já falou sobre este Salmo ontem. Mas eu quero que você saiba que meditar na Palavra é fazer como o boi quando esta no campo comendo pasto: ele fica ruminando durante muito tempo aquele pasto. 

Bem aventurado: é ser mais do que feliz. É alguém que confia no Senhor e no que diz a Sua Palavra, mesmo quando esta desafia as circunstâncias, a ciência ou a nossa vontade. 

O meu prazer: deixou de estar baseado nos desejos da carne ou sentimentais, pois Deus colocou em mim do Seu Espírito. E através deste Espírito, pela fé, eu quero descobrir as coisas de Deus, viver, pensar, aprender as coisas de Deus, para não desagradar ao meu novo Senhor. Antes a carne e os prazeres me comandavam. Agora é o Senhor. Por isso, o meu prazer esta na Palavra de Deus. Pois estando na Palavra estou em Deus e agrado a Ele, não a mim mesmo.

O ímpio é o oposto. O ímpio não são apenas as pessoas más. Pessoas boas também podem ser ímpias. Ímpio é todo aquele que não pratica a justiça de Deus, e que não faz a vontade de Deus. 

As correntes de águas: promovem vida por onde quer que passam. A Palavra de Deus é Jesus, o Verbo Eterno, que trás vida. Porque Ele é o Caminho, Ele é a verdade e Ele é a Vida. E Jesus diz que quem bebe dessa água que Ele dá, jamais terá sede, pelo contrário, rio fluirão do seu interior. Que água é essa? É a Palavra de Deus, é Jesus, o nosso Senhor, o nosso Salvador.

A palha que o vento dispersa: é o homem com suas manias e modismos e gostos e sentimentos que mudam a cada segundo. Não sabe o que quer, não sabe se ama, não sabe viver, não se contenta com nada, quer ser independente, mas dessa maneira morre pois como pode um cego sobreviver sozinho? 

Mas eu, sabendo da minha situação de pecado, ao conhecer Jesus, que me abre os olhos e me oferece vida, eu não quero sair da Sua presença, não quero voltar a ser independente, nem solitário, mas quero a presença Dele, maravilhosa, pois na Sua presença há abundância de alegria e delícias perpétuas. 

O caminho dos justos: o caminho que você está trilhando, é um caminho de justiça de Deus, reconhecido por Deus e por Sua Palavra? O Caminho do Senhor conduz a vida, mas o do ímpio, aquele que faz o que quer, o que deseja o seu coração, esse é caminho de morte e, certamente morrerá. 

Mas se você é justo, que anda na justiça de Deus,  você já é feliz, mais do que feliz. Pois esta felicidade é eterna. 

Vida em abundância. 


--
Enviado do Gmail para celular

Meditação Diária 20160801 - Uma nova vida em Cristo

Diz o Salmo 1:
    Bem-aventurado  o homem
    que não anda no conselho dos ímpios,
    não se detém no caminho dos pecadores,
    nem se assenta na roda dos escarnecedores.
    2Antes, o seu prazer  está na lei do SENHOR,
    e na sua lei  medita de dia e de noite. 
    3Ele é como árvore
    plantada junto a corrente de águas, 
    que, no devido tempo, dá o seu fruto,
    e cuja folhagem não murcha;
    e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Fomos chamados para ser sal e luz em meio à corrupção deste mundo que anda em trevas. E você, que foi liberto por Jesus Cristo, e está assentado com Cristo à direita de Deus, recebeu um chamado para levar o Evangelho das boas novas da salvação a todos os que estão perdidos.

Um dia você estava nas trevas, mas alguém, usado por Deus, te apresentou o evangelho. E quando você aceitou a mensagem e confessou que Jesus Cristo é o teu único Senhor e suficiente Salvador, você nasceu de novo, não fisicamente, mas espiritualmente. Sua vida estava presa ao pecado pois o diabo aprisionou o homem quando desobedeceu a Deus. E o que acontece quando confessa a Jesus Cristo e reconhece que é pecador, Ele faz um grande milagre: Jesus te perdoa de todos os pecados e os joga no mar do esquecimento. Já não existem mais acusações diante de Deus, pois o sangue de Jesus te purifica de todos os pecados. 

O teu nome foi escrito no Livro da Vida e agora você não está mais preso à carne, aos desejos carnais, mas em liberdade, você decide se entregar totalmente a Jesus Cristo, pois o seu fardo é suave e o seu peso é leve. 

Quando digo que nasceu de novo é porque agora há um novo homem espiritual sendo formado quando a pessoa confessa a Jesus Cristo como Senhor. E esse novo ser espiritual precisa de nutrição, de intimidade, de amor. Por isso é preciso que você medite na Palavra de Deus, por isso é preciso que você esteja congregando em uma igreja que pregue o Evangelho verdadeiro, por isso é preciso que você aprenda a orar e desenvolva o hábito da oração. Fazendo assim, esse homem espiritual vai crescer e desenvolver até atingir a estatura da plenitude de Cristo. Não há limites. Mas se não cuidar, esse homem espiritual pode morrer e a sua situação, depois dessa morte espiritual, será pior do que quando não era convertido.

Em Romanos 10:17 diz que a fé vem pela pregação, e a pregação. pela Palavra de Cristo. Quando estou ministrando a você nesse momento, você está recebendo a vida da Palavra, a vida do Verbo Eterno, Cristo Jesus. Em 2 Coríntios 5:17 diz: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." O seu passado não determina mais quem você é hoje, pois Cristo mudou tudo em você. Valorize essa nova vida, valorize o Espírito Santo que está em você, amando e obedecendo à Sua Palavra. 

Pergunta: Como nova criatura, aonde tenho falhado no cuidado com o homem espiritual que está formado em mim? Como posso aumentar o brilho da luz que Jesus disse que eu sou (Vós sois a luz do mundo)?

Aplicação prática: Estabeleça períodos diários de oração e meditação na Palavra de Deus. Marque na sua agenda. Faça um compromisso com Deus de não falhar nos compromissos com essa prática. Se Jesus Cristo é Senhor na tua vida, então, Ele é prioridade na tua agenda.

Oração: Senhor Deus, estamos na tua presença em nome de teu Filho Jesus. Leva-nos a uma intimidade maior contigo e que possamos juntos crescer em graça e sabedoria, para que possamos glorificar o Teu Nome em nossas vidas. Abençoa a vida preciosa que o Senhor concedeu aos meus irmãos e irmãs e que sejam vitoriosos no dia de hoje, contra o pecado e contra as hostes de Satanás. Em Cristo, somos mais do que vencedores, Amém.

Que o Senhor abençoe o teu dia e a tua casa, em Nome de Jesus. Amém.

Abraço do Pr. Filipe e continuamos em oração pela tua vida.


--
Enviado do Gmail para celular