sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Coração Ensinável e Disciplinado!

"Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que tem sido por ela exercitados, fruto de justiça." Hebreus 12:11

 

2012 logo chegará ao fim e eu pergunto: O que você fará em 2012 que te faça um homem melhor, um discípulo obediente, um pai amado, e um servo fiel?

 

Você pode fazer muitas coisas em 2012: Construir grandes coisas, prosperar financeiramente, viajar muito, se divertir com os amigos e família, viver na sua depressão, isolar-se de todos para não ter que prestar contas dos seus atos, buscar os seus próprios prazeres, etc...

 

Mas no final do ano, só fica uma coisa: Você! Prédios envelhecem, medalhas enferrujam, vitórias são esquecidas, e tudo passa. Mas você é o que resta. Nós e apenas nós, seres humanos, é que temos uma eternidade, ou no descanso eterno ou na condenação eterna. Todo o resto será destruído. Por isso volto a perguntar de uma maneira diferente:

            Se você pudesse avaliar VOCÊ, não as suas realizações, ao final de 2012, como seria essa avaliação? Você foi disciplinado? Fez coisas que não gostaria de fazer, mas sabe que elas foram muito importantes para você, como por exemplo:

 

·         Fazer exercícios físicos

·         Fazer check-up da sua saúde regularmente

·         Pensar em coisas edificantes

·         Rejeitar a mentira, lascívia, ódio, ciúmes, etc..

·         Planejar o seu dia e viver o que planejou, não apenas vivendo o urgente e o necessário.

·         Dedicar-se a leitura, Meditar na Palavra de Deus e Orar ao Senhor.

·         Dedicar tempo para fazer grandes amigos, e não apenas esperar que eles apareçam.

 

E eu poderia escrever muitas outras opções de atividades que podem enriquecer a sua vida pessoal. Mas eu quero enfatizar que o importante naquilo que você faz, não é o que você faz, mas COMO faz e PARA QUEM faz.

 

Falando de disciplina, você se considera uma pessoa disciplinada? Você faz atividades regulares e repetitivas porque sabe que elas são essenciais para o seu bem estar físico, emocional e espiritual, ou faz apenas porque tem prazer nelas?

 

Você é daquelas pessoas que resolvem fazer exercício físico nos meses de dezembro a março apenas para mostrar aos outros o seu corpo em forma? Você é daquelas pessoas que começa a ler um livro e nunca termina esse livro? Você é daquelas pessoas que só conseguem fazer algo que dá prazer, caso contrário, não perdem tempo em fazer algo rotineiro? Você é daquelas pessoas que comem qualquer coisa, em qualquer hora, e não se preocupam como o seu corpo vai receber o alimento? Você lê a Bíblia apenas alguns dias e se perde nas suas atividades e não consegue ler nos outros dias? Você diz que não tem tempo para o exercício físico, para a leitura, para fazer amigos, mas gasta horas na frente de um computador, de uma televisão, de um celular, de um Ipod? Então, você tem um problema sério: é INDISCIPLINADO e SUPERFICIAL.

 

Estabeleça atividades básicas pensando em você e no exemplo que você deixará ao fazer tais atividades. Seja fiel à você mesmo, no cuidado com o espírito, a alma e o seu corpo. Fale com seus amigos, não aqueles virtuais, mas aqueles que estão perto de você, para que ajudem a lembrá-lo do voto que você fez e preste contas a ele. Não como algo forçado, mas sempre lembrando que é você que quer mudar.

 

Eu conheci muitas pessoas que quiseram aprender a tocar piano. Algum dia foram a um concerto e ao ver um pianista executar com arte uma peça de Mozart ou Schubert, foram tocados no coração e decidiram que iriam ser pianistas. Certa vez, marquei a primeira aula de um aluno que queria ser pianista e dei algumas tarefas no final da aula e ele disse: "É só isso? Essas tarefas eu faço em poucos minutos. Não tem mais?" Respondi a ele: Não quero que você faça essas poucas tarefas em alguns minutos, mas quero que você faça apenas durante uma hora, todos os dias, todos os meses, durante todo o ano. Se você conseguir isso, um dia será um pianista.

 

Esse aluno desistiu na 5ª semana. Tinha apenas a vontade por causa do prazer que sentiu de ouvir uma bela apresentação. O que muitos não vêem é que o pianista negou a si mesmo muitos prazeres, durante dias, meses e anos, para poder tocar, não apenas um instrumento, mas através do instrumento, tocar no coração de sua platéia. Sem disciplina, não existiriam pianistas.

 

Mude em 2012, seja disciplinado. Estabeleça alvos, use o folder dos ALVOS que a Igreja Batista Filadélfia te disponibiliza, faça um planejamento que seja realizável. Não comece pensando em grandes coisas, mas com pequenas atitudes que farão de você um exemplo a ser seguido. Seja fiel no pouco e Deus te colocará sobre o muito.

 

Ao estabelecer um alvo, divida este alvo em metas menores, e para cada uma delas estabeleça um prazo. Use uma agenda, compartilhe com seu melhor amigo e peça a ele para lhe perguntar como você está indo com os seus alvos e a sua fidelidade na disciplina para alcançá-los. Não tente mudar o mundo, tente mudar o seu pior inimigo: VOCÊ! E Deus será contigo neste desafio.