segunda-feira, 1 de maio de 2023

Família: Melhor lugar para a formação de discípulos!

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Provérbios 22:6

Antes de ser assunto ao céu, Jesus ordenou aos seus discípulos, a missão mais importante, não somente deles, mas de toda e qualquer pessoa que se considera discípulo de Jesus; e se alguém chama Jesus Cristo como Senhor, tem o dever de cumprir com este mandamento expresso em Mateus 28:18-20:
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século"

Em algum momento da vida, muitas pessoas ouviram falar de Jesus, reconheceram a sua situação pecaminosa, se arrependendo dos seus pecados, confessando a Ele como Senhor e Salvador de suas vidas. Alguns já estavam na fase adulta, outros com idade avançada e outros ainda jovens.

Poderia meditar aqui em cada uma das fases, mas teria que escrever um livro. Porém, vamos meditar no caso de você ter se convertido ainda jovem, solteiro ou recém-casado.

Imagine que você está congregando, sendo edificado na Palavra através de pregações, estudos bíblicos, discipulado e vinculado na igreja local através das células. Você tem alguns minutos ou poucas horas semanais de exposição à Palavra e serviço no Reino de Deus, pois precisa trabalhar, estudar e se começa um relacionamento com vistas ao casamento, precisará de muita dedicação.

A sua vida espiritual, não depende dos pastores, dos discipuladores, da Escola Bíblica Dominical, da Célula, muito menos dos conteúdos em canais virtuais do YouTube ou redes sociais. Depende das escolhas que você faz com o tempo que você tem.

Se a sua prioridade de vida for o desenvolvimento financeiro, tudo vai girar em torno do trabalho e da geração de renda. Deus vai ficar em segundo plano, naturalmente, por falta de tempo, por cansaço, por excesso de atividades.
Se a sua prioridade gira em torno da família, tudo vai girar em torno de você e da sua família. Deus fica em segundo plano, pela falta de tempo e outras circunstâncias.
Se a sua prioridade for o desenvolvimento profissional, tudo gira em torno de seu crescimento, do seu aprendizado. Deus fica em segundo plano.
Seja qual for a fase de sua vida, se Deus não for a sua "PRIORIDADE", Ele sempre vai ficar em segundo plano.

Se você colocar Deus como "PRIORIDADE", e adequar tudo o que você precisa fazer como atividades secundárias, e quero dizer, "menos importantes do que Deus", mas "muito importantes para a sua vida", Deus vai te honrar, como diz Mateus 6:33:

"buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Imagine, agora, que você se casou, planejou ter filhos e, agora, o primeiro filho, nasceu.
Se você colocou Deus como prioridade na sua vida, você:
• Medita diariamente na Palavra de Deus.
• É fiel nas orações e intercessões.
• Participa das atividades do corpo de Cristo.
• Investe e planta sementes na igreja local.
• Vive em santidade e obedece aos mandamentos.
• Vive o discipulado e faz discípulos.

Quando o seu filho nascer, imagine o quanto você poderá impactar a vida desta criança nos 7 primeiros anos da vida dela. E é isso que a Bíblia diz: ensina a criança. E não está falando da EBD. É o trabalho dos pais, pai e mãe. Todo dia, toda hora, todo instante, pelo exemplo, pela disciplina, pelo amor, pela repetição, pelo ensino. É neste ambiente, que a Bíblia diz que esta criança jamais se desviará do caminho do Senhor. Este deve ser o alvo, este é o padrão bíblico. Se você tem filhos recém nascidos, não desperdice este tempo precioso, faça dos seus filhos, verdadeiros discípulos de Jesus, para toda a vida.

No amor de Jesus Cristo,

Filipe A. Espindola

Nenhum comentário:

Postar um comentário