terça-feira, 16 de julho de 2019

Amigo, quem é amigo?

“O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a intercessão dele, para que eu não os trate segundo a falta de juízo de vocês. Porque vocês não falaram a meu respeito o que é reto, como o meu servo Jó falou.” Jó 42:8

Quantos amigos você tem? Não estou falando do número de amigos das redes sociais. Quantos amigos você tem? De verdade! Que jamais irão te abandonar, falar mal de você, independentemente dos seus erros ou palavras? Que jamais irão esquecer de toda a história juntos? Quantos amigos de verdade você tem?

Jó era riquíssimo e, consequentemente, tinha muitos amigos. Mas Jó perdeu tudo, e muitos o abandonaram e os seus poucos amigos que restaram o acusaram de muitos pecados e ainda falaram mal de Deus!

Quando estamos em época de prosperidade, de alegria, muitas pessoas se aproximam, querem andar com você, aprender com você, comer com você. Mas quando a tempestade vem, a maioria vai embora.

Há um provérbio inglês que diz: “Não há pior inimigo do que um falso amigo.”

No pastorado, já ví pastores cuidando de pessoas durante 20, 30, 40 anos, e depois de todo o cuidado para com a pessoa, ser difamado e abandonado por ela. Uma das coisas que as pessoas não se dão por conta é que querem ser ovelhas para serem salvas, mas se tornam juízes para com seu pastor, cometendo um pecado sério de julgamento, traição, insubmissão e rejeição a Deus, quando difama e abandona o seu pastor.

Na verdade, quando difama e abandona o seu pastor, difama e abandona a Deus. E foi justamente isso, que os amigos de Jó fizeram e foram duramente disciplinados por Deus. E a única forma deles alcançarem misericórdia, não seria da parte de Deus, mas da parte de Jó, se este orasse pelos seus amigos. E foi o que Jó fez, pois tinha um coração humilde e sincero.

No outono, é comum encontrarmos folhas secas caídas no chão. Assim falsos amigos são encontrados em toda parte.

Também, no pastorado, encontro pessoas sinceras, verdadeiramente amigas, que foram e são cuidadas por mim, que conhecem a minha história, as minhas vitórias, testemunho de vida, dons, habilidades, mas também, as minhas limitações, erros, pecados, lutas e dificuldades; e nem por isso, me abandonaram, me difamaram, ou foram falsas comigo.

Alguns dizem que a falsidade é um problema de caráter. A Bíblia diz que os inimigos do homem são os da sua própria casa! O fato é que se Jesus foi rejeitado e abandonado pelos seus, não podemos esperar demais das pessoas, não podemos colocar uma expectativa alta nelas, sabendo que todos somos pecadores.

Mas sonhar que elas serão perfeitas como Jesus é o nosso dever. E se encontrarmos falhas nelas, caminhar mais uma milha, e mais uma, e mais uma...
Mas julgá-las e condená-las é um grande pecado! Pastores não podem julgar ovelhas, apenas cuidá-las, se elas são de fato, ovelhas, se permitirem serem cuidadas pelo seu pastor.

Da mesma forma, como ovelhas, pessoas não devem julgar outras pessoas, inclusive pastores, pois se fizerem isso, não são, de fato, ovelhas. Só Deus é Juiz!

Amigos de verdade, falam olhos nos olhos, falam a verdade, com sinceridade, mesmo quando não te agrada. Amigos que não se importam, bajuladores: fuja deles!

A igreja é a família da fé! Família deve ser um local de intimidade! Quando a igreja deixa de ter vínculo de intimidade, para apenas vínculos de interesse, deixa de ser família. Os meus verdadeiros amigos, são aqueles que amam e obedecem a Jesus e com diligência, obedecem à sua Palavra.

Quantos amigos você tem?

Em Cristo,

Pr. Filipe A. Espindola

Nenhum comentário:

Postar um comentário