terça-feira, 1 de setembro de 2020

Discípulos Ansiosos? A fé está fraca!

"Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes.  O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!" 1 Pedro 5:5-11

Introdução:
A ansiedade é uma perturbação de espírito causada por incerteza, por receio ou por medo. A dúvida e o medo são irmãos gêmeos que andam sempre juntos. Ao contrário da incerteza e do medo, a fé é a certeza e a confiança. Como lemos em Hebreus 11:1, a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem.

Leis espirituais!

Paulo nos ensina em Romanos 14:23 que "tudo o que não provém de fé é pecado". Deus não nos chamou para sermos covardes, para sermos medrosos, mas nos libertou para o Seu louvor e Sua glória. Ele não quer filhos medrosos e doentes andando por aí. Ele quer filhos dependentes Dele, mas confiantes Nele. Ele quer filhos que conheçam a Sua Palavra e as Suas promessas.

 

Fomos transportados para uma nova dimensão espiritual como Paulo nos ensina em Colossenses 1:13-14: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados."

 

E nesse reino, as regras no mundo espiritual são diferentes, mesmo que estejamos vivendo fisicamente na terra, no mundo físico, devemos nos "transformar pela renovação da nossa mente, para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

 

Quando conhecemos e tomamos posse das promessas, a nossa vida é cheia de certezas, cheia de convicções espirituais, cheia de fé em Cristo Jesus e na Sua Palavra.

 

Assim como a dor nos avisa que algo está errado em nosso corpo físico, a ansiedade deve ser tida como um sinal de que algo está errado com a nossa fé. A ansiedade é um sinal de que a nossa fé anda fraca, doente, sem alimento, sem nutrientes espirituais, o que nos leva a deixar de confiar em Deus, a olhar para as circunstâncias, a acreditar mais nas notícias e nos falatórios inúteis, do que nas imutáveis promessas de Deus.

 

Em João 14:27, Jesus diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." E como é que ele dá a sua paz? Através do Seu Espírito, que quando frutifica em nós, recebemos a paz.

 

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Quando recebemos o Espírito e andamos no Espírito, a paz vai nos manter em gozo, fruto de uma vida que anda no Espírito, fruto de uma vida que anda na presença de Deus, lendo e meditando na Palavra, fruto de uma pessoa diligente, disciplinada e consciente de que se não tiver esta atitude, estará vulnerável ao diabo, o enganador, o nosso adversário, que quer rir de nós quando vivemos na ansiedade.

 

Podemos ser atingidos pela ansiedade, mas não podemos permanecer na ansiedade. Podemos sentir medo, mas não viver no medo. Podemos e vamos passar pelo dia mal, pelo medo, pela ansiedade, mas fomos chamados para vencer tudo isso, em Cristo Jesus. Ele disse em João 16:33: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."

 

Que possamos apenas passar pelas aflições e não viver na aflição, se alimentando dela. Fortaleça sua fé na Palavra de Deus e na prática da Palavra de Deus.

 

Leia Filipenses 4:6; Mateus 6:25-34; Salmo 39:6; Eclesiastes 1:13;  Mateus 13:22; Lucas 21:34.

 

Fortaleça sua fé em Cristo, pois se nos permitirmos andar em ansiedade, estamos declarando no mundo espiritual para anjos, demônios e pessoas no mundo físico, que não confiamos em Deus e que talvez Ele não seja capaz de nos ajudar. É o que você crê? Não acredito. Eu penso que nós cremos que Deus é fiel, é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pensamos, cremos ou sentimos.

 

Ande no Espírito e repreenda a ansiedade na sua vida, respondendo com fé.

 

 

 

No amor de Jesus Cristo,

 

Filipe A. Espindola

Nenhum comentário:

Postar um comentário