quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Provai os espíritos!

"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve.  Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor."  1 João 4:1-8

 

No Salmo 78, um salmo de Asafe, Deus fala como uma geração inteira do povo de Israel não foi fiel a Deus, pelo contrário, foi uma geração obstinada e rebelde, de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus. E aí vem a pergunta: Como podemos manter o nosso espírito fiel a Deus?

 

O nosso espírito é o que nos liga, não apenas ao Espírito de Deus, mas a todo o mundo espiritual, tanto da luz como das trevas. Como diz Paulo, as coisas espirituais se discernem espiritualmente; não com sentimentos.

 

E o nosso espírito é influenciado diretamente pela nossa carne, nossas paixões e concupiscências, e pelo mundo espiritual das trevas, que nos rodeia constantemente, criando armadilhas, querendo nos prender através de nossos próprios desejos e por esta razão, Jesus diz: Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo. Ele já sabia que qualquer pessoa que não negar a si mesmo, não conseguirá vencer as tentações, não conseguirá depender do Espírito, viver no Espírito ou andar no Espírito de Deus.

 

Em Provérbios 20:27 diz que "O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo." É através do espírito que Deus se revela a nós, nunca por sentimentos. Os nossos sentimentos e emoções mudam com frequência, e por isso não podemos confiar neles. E o espírito fraco vai na onda das vontades da carne, mas um espírito forte, alimentado pela Palavra de Deus, é firme, vinculado na videira verdadeira que é Jesus e,  portanto, será fiel a Deus; não como aquela geração inconstante e infiel, mas fiel a Deus.

 

 

Em 1 Coríntios 2:6 a 16 diz: "Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época,  que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir?  Nós, porém, temos a mente de Cristo." E você? Tem a mente de Cristo? Pois, um espírito que recebe influência diária do Espírito de Deus, do Verbo Eterno, Jesus, que é a voz da Palavra de Deus, este espírito (do homem) se torna inabalável, manso, puro, reto, fiel, constante, alegre, perseverante, bom, moderado, equilibrado, mostrando todas as qualidades de caráter do Senhor Jesus Cristo.

 

Por isso, olhe para dentro de você diariamente e se pergunte: Como foram as minhas ações hoje? Elas foram influenciadas pelo Espírito de Deus ou pelo espírito do mundo e do anticristo? Fiz apenas a vontade da minha carne ou a agi sob a influência da vontade de Deus?

 

Se você se alimentar da Palavra e viver praticando esta Palavra, debaixo de sua influência, andará no Espírito, como diz Paulo em Gálatas 5:16 e não na carne.

 

Peça a Deus, busque a Deus e ande na sua presença! Ele te concederá um espírito fiel e inabalável.

 

 

No amor de Jesus Cristo,

 

Filipe A. Espindola

E-mail: espindola.filipe@gmail.com