sábado, 4 de fevereiro de 2012

A CONCUPISCÊNCIA

A CONCUPISCÊNCIA

 

 "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."  1 João 2:16-17.

O mundo jaz no maligno, a escuridão envolve toda a terra, os homens estão buscando os seus próprios interesses e prazeres e não há nada que os faça parar. As multidões estão aflitas, desesperadas, sem rumo. São poucos os que buscam ao Senhor para adorá-lo, sem o interesse de lhe pedir algo antes de adorá-lo como Deus.

As imagens de pessoas lindas e famosas com toda a sua beleza, riqueza, ostentação, arrogância e soberba enchem a casa das pessoas em todo o mundo através da internet, jornais, revistas e programas de televisão, gerando desejos, desejos e desejos. Desejos que se tornam obsessão, sonhos de consumo, desejos que se tornam concupiscência e concupiscência que é pecado, e pecado que é consumado gera a morte.

A concupiscência, palavra que vem do latim "concupiscentia" significa desejo ardente, desejo sexual, desejo material.  A concupiscência entorpece e abre a porta para uma série de pecados que para o mundo atual não são pecados ou são praticados como se não fossem, tais como, por exemplo, sensualidade, lascívia, gula, soberba, idolatria e tantos outros.

Deus disse em Ezequiel 15:6: "Como uma parreira é tirada da floresta e queimada, assim tirarei o povo que vive em Jerusalém e o castigarei. Eles escaparam do fogo, mas agora o fogo acabará com eles. Quando eu os castigar, vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Eles têm sido infiéis a mim, e por isso farei o seu país virar um deserto. Eu, o Senhor Deus, falei." Se Deus usou de rigor para com o seu próprio povo, por causa da infidelidade e dos seus terríveis pecados, o que será daqueles que não temem a Deus, ou daqueles que ouvem a Palavra, mas não praticam os seus mandamentos?

Em João 17:15, Jesus diz: "Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." O mal está no mundo e na medida em que se aproxima a volta de Jesus, os poderes das trevas vão reagir cada vez mais pois o fim se aproxima. Jesus voltará e não tardará. A Biblia diz que o diabo e seus anjos serão lançados para dentro do lago de fogo. Mas enquanto este dia não chegar, Satanás irá espalhar morte e destruição por toda a terra, numa tentativa de destruir o povo de Deus, enganar a Igreja através de muitos falsos profetas e acabar com a família e blasfemar o nome de Deus.  Mas não terá êxito, pois as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja.

O que deve nos preocupar é o nosso estado perante Deus. Estamos preparados para nos encontrarmos com o nosso Deus? Muitos acham que Jesus fez tudo e que nós não precisamos nos preocupar mais, pois todos nós seremos salvos e isso não é verdade, pois Deus é santo e justo. Ainda há algo que temos que fazer e isso não depende mais de Jesus Cristo. O que Ele fez, só Ele poderia fazer: Morrer na cruz em nosso lugar. Se fez maldição em nosso lugar para que pudéssemos ter vida. Ele é o Cabeça da Igreja e nós o seu corpo aqui na terra.

A partir do momento em que aceitamos o seu sacrifício na cruz e confessamos que Ele é o Senhor das nossas vidas, somos salvos, salvos da ira de Deus e da condenação eterna. Mas este é só o primeiro estágio da vida cristã.

Agora precisamos prosseguir, ir adiante, buscando a santidade, na dependência do Espírito Santo de Deus, e para isso, precisamos nos esforçar na prática da verdade, abandonando toda prática que é contra a Palavra de Deus, toda forma de mal e evitando o contato com tudo o que se chama pecado.

Hebreus 10:26 diz: "Pois, se continuarmos a pecar de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os nossos pecados. Pelo contrário, resta apenas o medo do que acontecerá: medo do Julgamento e do fogo violento que destruirá os que são contra Deus." E muitos brincam com o evangelho. Muitos abandonaram o caminho, abrindo algumas concessões para o pecado. Mas pecado é pecado, não importa o tamanho, não importa a conseqüência, e pecado nos afasta de Deus e por isso gera a morte.

Cuidado com os teus olhos, cuidado com o desejo excessivo por bens materiais, cuidado com os teus olhos ao olhar para uma mulher formosa, cuidado com os teus sentimentos ao alimentar desejos, cuidado com a prosperidade que Deus te dá, pois toda prosperidade financeira traz soberba, e se aquele que a recebe não estiver aos pés de Jesus, certamente cairá neste pecado.

Jesus está às portas. Desejamos ansiosamente o seu retorno. Queremos estar com Ele o quanto antes, pois o Seu Espírito geme em nós ansiando pela manifestação de Jesus Cristo para que possamos participar das bodas do cordeiro e entrar para o descanso eterno na presença de Deus.

Maranata! Vem Senhor Jesus. Nós te aguardamos.

 

Filipe A. Espindola

E-mail: espindola.filipe@gmail.com

Blog: http://filipeespindola.blogspot.com/

Um comentário: