sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Lição 1: Estabelecendo alvos na vida do discípulo e na minha!

Texto chave:para memorizar:

 "Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros." 2 Timóteo 2:1-2

 

Introdução:

Sem alvos, podemos estagnar! Com muitos alvos ou alvos mal dimensionados podemos nos sentir impotentes e desistir no meio do caminho. Para que possamos "viver o discipulado" e não apenas "ter um encontro de discipulado", precisamos conhecer as regras do discípulo, e do discipulador. Temos vários exemplos de discipuladores: Jesus, Paulo, Barnabé, João Batista...

 

Paulo ensina a Timóteo que "o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas." Da mesma forma, o discipulador não será bem sucedido em formar discípulos (ainda que existam outras variáveis na formação de um discípulo) se não conhecer as regras estabelecidas pela Palavra de Deus para ser um discípulo.

 

Por esta razão, gostaria de sugerir alguns alvos para o discipulador aplicar na vida do discípulo e também na sua própria vida, estabelecendo uma fundação sólida: Cristo formado em nós.

Alvos para Disciplina espiritual

Nenhum atleta recebe o prêmio se não tiver domínio sobre sí mesmo nas suas práticas diárias de exercício, dieta controlada, sono, domínio próprio, etc.. Todo aquele que é seguidor de Jesus deve, diariamente (para isto, não deve existir feriado, férias, descanso, pausa):

 

1.    Ler a Palavra de Deus (Apocalipse 1:3): Alimentamos o nosso corpo físico diariamente, várias vezes ao dia, e não tiramos férias de nos alimentarmos pois isto nos fortalece, nos dá prazer, nos mantém vivos e saudáveis. Da mesma forma, temos um corpo espiritual que precisa ser alimentado. Se não levarmos isto a sério, vamos adoecer. E pior ainda, se nós adoecemos, contaminamos o corpo. Por isso, não é uma opção para você ou para o discípulo LER A PALAVRA DE DEUS, se é que você deseja ter saúde espiritual.

 

2.    Ouvir Palavra de Deus (Romanos 10:17): Sem fé é impossível agradar a Deus! Ora, se a fé vem pela pregação da Palavra de Deus, você precisa congregar. Deus instituiu pastores mestres (que devem manejar bem a Palavra de Cristo) para cuidar do rebanho. Se você é ovelha, reconhece a voz do pastor que Deus colocou na sua vida. É através dele que o Senhor vai te edificar para crescimento. Há uma multidão de pessoas se alimentando de mensagens na internet, recebendo todo tipo de alimento (imagine seu filho, comendo na casa de todos os vizinhos). Isso não é bom. Você congrega em uma igreja que Deus te colocou, que prega o evangelho da verdade e é fiel aos princípios da Palavra. É daí que sai o teu alimento, pois o teu pastor sabe (por revelação) o que você precisa ouvir. Ouça a voz do seu pastor e você estará seguro. Ouça outras vozes e você pode corre sérios perigos e pode cair em várias armadilhas, naufragando na fé.

 

3.    Orar e Meditar na Palavra de Deus (Salmos 1:2-3): Ore enquanto lê a Palavra de Deus. Muitos estudam a Palavra, lêem a Palavra e até memorizam a Palavra, mas se não houver oração, tudo o que conseguiram é um amontoado de conhecimento, de sabedoria, mas que não tem vida. Lembre-se que Paulo ensina que "o saber ensoberbece" (1 Coríntios 8:1). Lembre-se que Salomão, apesar de toda a sabedoria que recebeu de Deus, destruiu a sua vida por causa da soberba do conhecimento e cometeu imoralidade e idolatria que o fizeram terminar mal (1 Reis 11). Meditar é estabelecer uma vida equilibrada de leitura da Palavra e oração, numa conversa aberta e sincera com o teu Pai que te criou, através de Jesus, todos os dias, várias vezes ao dia.

 

4.    Memorizar a Palavra de Deus (Salmos 119:11): Quantas vezes você ouviu uma propaganda, uma música, um jingle que, de tanto repetir fez você memorizar. De tanto andar em alguns ônibus-lotação, eu memorizei algumas músicas que repetiam todos os dias. E músicas que eu não gosto. E se aprendemos coisas erradas, por repetição da mídia como: apelo ao consumo, novelas, filmes com excesso de palavras torpes, músicas e outras carnalidades, será que acreditamos realmente que a Bíblia é a Palavra de Deus e que, aquele que "beber desta água" (Jesus, o verbo, a Palavra de Deus) jamais terá sede, jamais terá fome? Memorizar é repetir, repetir para não esquecer, repetir para afugentar o inimigo, repetir para destruir os sofismas da mente.

 

Se você quer ser um discípulo de Jesus e gerar discípulos de Jesus, esta deve ser a tua prática diária prioritária: Amar a Jesus é amar os seus ensinamentos, guarda-los no coração e praticá-los. Isto significa AMOR (1 João 5:1-3).

 

TEMA DE CASA: Marque na sua agenda, na sua geladeira, no seu smartphone: Praticar a disciplina espiritual de Ler, ouvir, orar, meditar e memorizar a Palavra de Deus, mais vezes do que eu me sento para alimentar o físico. O espiritual vai ser prioridade em minha vida em 2016. Preste contas ao teu discipulador ou peça a algum amigo para pedir a você prestação de contas nestes alvos.