domingo, 14 de fevereiro de 2016

Lição 2: Ficar: A semente da relação instável!


Texto chave:para memorizar:
      "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.". Provérbios 4:23

Introdução:
Baladas, festas "Rave e Funk", noites inteiras com música, drogas e mulheres. Muitos jovens um dia disseram: nunca faria isso, nunca entraria nesta furada! Mas a verdade é que o diabo vai enganando, sugerindo coisas que não são "ilícitas" derrubando limites divinos de proteção, corroendo o caráter, trazendo sofismas (verdades fundamentadas em mentiras) e afastando o homem da presença de Deus o máximo que puder para depois, jogar acusações em cima dele. O que leva as pessoas a pensarem que o sexo é uma coisa humana, natural, e como os animais, achar que podemos fazer com o nosso corpo o que quisermos e na hora que desejarmos. O que leva as pessoas a este engano?

O engano do espírito de prostituição
A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento. O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus. Oséias 4:11-12

Muitos acham que a prostituição é apenas o que faz uma prostituta quando vende seu corpo, mas aqui está um engano, dentre muitos, produzidos pelo espírito de prostituição. Este espírito age para corromper o ser humano com suas delícias. Quando vemos pessoas mostrando suas fotos no Facebook exaltando a sua beleza física e até mostrando partes do seu corpo, estamos diante de um típico exemplo da atuação do espírito de prostituição levando a pessoa a crer que ela é muito bela. Com isso, ela se torna objeto de desejo; e não é isso uma das coisas que as pessoas mais querem hoje em dia?
Mas este sentimento é egoísta, pois está focando em si, no que pode conquistar para si e não em satisfazer o outro. Quando alguém é fisgado pela beleza do outro, vai desejar tocar nesta beleza que é o corpo. Quem se vestiu maravilhosamente bem e na maioria das vezes, muito sensualmente, não tem argumentos quando o outro deseja tocar em seu corpo e quando isto acontece acha normal e até gostoso, mas quando é abandonado pelo outro, se sente ofendido e desmoralizado. Este é o espírito de prostituição que agiu livremente sem que as pessoas percebam. Por isso, Salomão adverte em Provérbios 4:23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Ficar? O que isto significa? Leia Provérbios 5:20-23

De acordo com a psicóloga Karina T. Negri, "Ficar" é uma expressão utilizada, mais ou menos a partir da década de oitenta, para nomear um tipo de relação na qual há troca de carinhos/carícias, mas que, diferentemente do namoro, não tem o compromisso com o outro como um fator fundamental. O "ficar" não tem como pré-requisito conhecer anteriormente a pessoa; e também não possui um tempo de duração definido.
De acordo com a Palavra de Deus, "Ficar" é libertinagem e quem se deixa dominar pelos desejos carnais comete impureza com o próprio corpo e os impuros não herdarão o Reino de Deus.
Toda esta geração de adolescentes e jovens que "fica" com vários amigos e colegas, às vezes, numa noite, e vai trocando na medida do desejo está plantando sementes malignas com consequências terríveis. Imagine que um jovem fique com várias pessoas e tem várias experiências, mas em todas elas, ele não estava pensando em satisfazê-las, mas em satisfazer o seu próprio desejo carnal e egoísta.
Isto gera nele um sentimento de independência, aonde ele não precisa de ninguém para ser feliz; basta procurar alguém quando precisar. Não se apega a uma pessoa por muito tempo e não deseja ter compromisso. Quem passa a vida inteira ficando não consegue pensar no outro ou abrir mão de suas vontades.
A consequência disso é que, depois de "ficar" por um certo período, achando que encontrou a pessoa certa, já estão vivendo como um casal, mas aí decidem morar juntos ou até casar. Muitos culpam o casamento, que o casamento é que separa as pessoas. Mas quando estão morando juntos, porque se separam? O problema é que não há compromisso, não há estabilidade. Veja o que diz Gálatas 5:19-21
Ficar não é o caminho, namorar com toque físico não é o caminho. Já foi comprovado que um rapaz que beija uma moça, ou vice-versa, pode ter uma ligação sexual muito mais profunda do que a relação sexual propriamente dita.

O QUE PODEMOS FAZER...
Busque a instrução do Senhor, esteja atento, em oração, com seus amigos, com o futuro amor da sua vida, com a benção do seu pastor e você estará seguro.
Quem tem a prática de "ficar", um dia fica sozinho. E para não ficar sozinho e desamparado, muitos terão de usar da lei da relação estável para entrar com um processo na justiça. Evite confusão! A Palavra de Deus nos mostra um caminho de paz, de alegria e de amor! Caminhe por ele.

No amor de Jesus Cristo,

Filipe A. Espindola

Nenhum comentário:

Postar um comentário