domingo, 2 de julho de 2017

A alegria que vem do Senhor!

Texto chave para memorizar: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos, não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.Habacuque 3:17-18

Introdução:
Todos nós desejamos a alegria e o prazer, todos nós queremos experimentar sentimentos bons como estes que nos fazem sentir bem. O prazer é uma sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma vontade ou uma necessidade. É uma alegria, contentamento ou júbilo. A alegria, também é um sentimento de contentamento de júbilo ou satisfação. Porém, tanto o prazer como a alegria são sentimentos. E não é disso que a Palavra do Senhor está nos ensinando. Os sentimentos vêm e vão, são instáveis e incontroláveis. Mas a alegria, que é fruto do Espírito, decorre da fé em Cristo Jesus e de uma vida cheia do Espírito Santo.

Aonde está a fonte da tua alegria e dos teus prazeres!

Quando o Senhor Jesus chama as pessoas a seguirem os seus passos ele diz que se nós quisermos segui-lo, teremos de negar a nós mesmos, ou seja, as nossas vontades, o nosso prazer, a nossa alegria, para em primeiro lugar, fazer as vontades Dele (Lucas 9:23). E quando aprendemos que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2) e começamos a obedecer ao que disse Jesus e praticamos os Seus mandamentos, somos enxertados na videira que é Cristo, passamos a viver Jesus Cristo, experimentar o mesmo Espírito que há em Cristo, nos alegrar com as coisas que Jesus Cristo se alegra, sofrer com as coisas que Ele sofre, valorizar o que Ele valoriza e buscar as coisas que Ele busca. Ele é a fonte de águas vivas, Ele é a fonte da nossa alegria, Ele é tudo o que nós precisamos. Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11:36).

 

 

A maioria das pessoas que não conheceu a Cristo, que não experimentou a Cristo verdadeiramente, ainda está na busca das coisas materiais e de reconhecimento humano, inclusive muitos que se dizem crentes. Sentem uma tristeza, um vazio, uma angústia interior nas profundezas do seu ser. Tentam de todas as formas preencher este vazio com sentimentos de alegria e sentimentos de prazer. O problema é que sentimentos são passageiros. Mas o Senhor Jesus quer que você entenda que a primeira coisa que você deve fazer para ser uma fonte a jorrar é se entregar totalmente a Cristo, mas para isso, precisa fortalecer a sua fé em Jesus Cristo. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Não vale dizer que tem fé! A fé deve estar baseada somente em Jesus Cristo e mais ninguém. 

 

Por conseguinte, a fé deve ser seguida de obediência incondicional à Palavra de Deus, ou seja, à Jesus. Jesus é o verbo de Deus (João 1:1). E quando passamos a obedecer a Jesus, pela fé, não por sentimento; quando passamos a buscar a presença de Deus por obediência e não por sentimento, quando passamos a encher a nossa mente das coisas de Deus e praticar as coisas de Deus e falar das coisas de Deus, então seremos cheios do Espírito de Deus, pois Ele só se aproxima daqueles que o buscam de todo o coração, alma, entendimento e com todas as suas forças (Tiago 4:8).

Em Gálatas 5:22 diz que “o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esta alegria não foi gerada por sentimentos humanos, mas pela fé em Jesus Cristo. A alegria que vem do Espírito é espiritual. A alegria que provém da carne é sentimental. A alegria que vem do Espírito não está baseada em realizações pessoais e conquistas. A alegria que vem do Espírito é fruto da intimidade com o Espírito de Jesus Cristo, do amor por Jesus Cristo, da busca e do desejo de conhecer mais a Jesus e fazer a Sua vontade, pela fé em Jesus, o Filho de Deus.

 

Se você obedecer a Palavra de Deus e buscar se encher do Espírito, encontrará fontes inesgotáveis da verdadeira alegria. O prazer carnal dura apenas alguns momentos, mas o prazer e a alegria que provém de uma intimidade espiritual com Jesus Cristo não tem fim, pelo contrário, é uma fonte inesgotável.

 

Salmo 1 diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. ” Você gostaria de ser esta pessoa?

 

Veja o que diz estes textos:

 

Salmos 119:111 – “Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.

 

Salmos 119:92 – “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.

 

Isaías 12:2 e 3 – “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação.”

 

 

O QUE PODEMOS FAZER...

• Leia Filipenses 3:1; Lucas 1:46-47; Lucas 10:20; Colossenses 3:16
• Alegre-se pela fé em Jesus Cristo, alimentando a sua mente com a Palavra de Deus, em oração.
• Experimente Deus, Experimente o Espírito de Deus, sendo obediente, íntegro e submisso a Jesus Cristo em tudo o que Ele diz.
• Obedeça o que diz em Mateus 6:33 e siga o conselho de Colossenses 3:1-4.
• Enquanto viver neste mundo, aproveite o que Deus te proporcionar mas tome cuidado, observando o conselho em 1 João 2:15-17.

 

 

No amor de Jesus Cristo, 

 

Filipe A. Espindola

Nenhum comentário:

Postar um comentário