sexta-feira, 24 de maio de 2019

Agradecer ou desonrar

Render significa restituir, devolver, pagar, dedicar! Render graças é reconhecer que Deus é quem fez a cura, o milagre e respondeu a oração!

Quem não devolve a gratidão ao autor da ação, seja cura, milagre ou qualquer benção, está retendo algo que não é seu! 

Aleluia! Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.  Quem saberá contar os poderosos feitos do Senhor ou anunciar os seus louvores?
Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo. Salmo 106:1-3

Quando Jesus passa por uma aldeia entre Samaria e Galiléia (Lucas 17:11-19), 10 leprosos viram Jesus, mas não podiam se aproximar pois estavam leprosos. Eram excluídos da sociedade, separados para não contaminar mais pessoas, envergonhados por seu estado de miséria física, aparência degradante, forte odor de putrefação e não havia esperança, a não ser esperar a morte.

E ao gritarem, clamaram: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! E Jesus, na sua simplicidade, não fez nenhum tipo de ritual, não derrubou eles empurrando-os pela testa, não atirou manto, não jogou sal, não trouxe óleo ungido, não fez nenhum tipo de misticismo, apenas disse: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E indo, foram purificados. 

Jesus liberou a cura, mas a obediência às Palavras de Jesus foi a porta para receberem o milagre físico e espiritual!

Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 

O único agradecido, o único que veio "Render graças", o único que devolveu a glória ao Senhor, o único que com sua atitude profetizou Apocalipse 4:11: "Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder...", o único que o considerou como Mestre no seu coração, o único dos 10 leprosos, e era Samaritano.

Jesus não queria a glória, mas a atitude de voltar a Jesus e agradecer foi a atitude prática de dar glória a Deus, não apenas gratidão com palavras, mas com a atitude de gratidão.

Cantamos o conhecido cântico: "Ao único que é digno..." mas quantos milagres, curas, livramentos, bençãos recebemos, mas esquecemos de nos prostrar aos pés de Jesus e glorificar o nome de Deus! Esquecemos de voltar aos pastores que nos honraram e ensinaram a Palavra e agradecer! Não voltamos para agradecer aos pastores, discipuladores, pais espirituais, que oraram, intercederam e ministraram cura sobre nós.

Muitos crentes, ao tomar a atitude dos 9 leprosos, perdem a benção e seu estado fica pior do que quando estavam doentes ao não voltar para agradecer àquele que liberou a cura, a Palavra, a benção, a libertação.



Assim como Jesus, na função de pastores, não queremos glória e honra! Mas, a atitude de vir agradecer aos que ministram a Palavra na condição de pastores das ovelhas do Senhor, é a ação de gratidão que glorifica a Deus, muito mais do que apenas as palavras de gratidão. Por isso se chama: ações de graças.

Veja o que diz Jesus sobre isto:
  • Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mat. 15:8).
  • Não há profeta sem honra, senão na sua própria terra, entre os seus parentes e na sua casa (Mat. 6:4).
  • Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra (Rom. 13:7). 

Medite no Salmo 105 e 106 e como tem praticado os teus deveres de render graças!

Agradeça, restitua a Deus o que lhe é devido, honrando aqueles através de quem Deus usou para liberar a cura, a revelação da Palavra, a libertação do ego! Agradeça àqueles que te ajudam, não apenas a Deus! Pois ser grato a Deus e não agradecer a quem te ajudou, demonstra hipocrisia, soberba e falsa gratidão a Deus.

Em Cristo,

Pr. Filipe Espindola

2 comentários:

  1. Gloria a Deus por tudo sempre e sou grata a Deus por todo cuidado que recebo dos meus pastores. Muito obrigada pela dedicação e cuidado de sempre Pastor.

    ResponderExcluir