segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Lição 8: Como devo me comportar?

Texto chave:para memorizar: “Abstende-vos de toda forma de mal. 1 Tess. 5:22
Introdução:
Me converti ao Senhor! Como devo me comportar em diversas situações da vida, como por exemplo: na forma de falar, trabalho, na morte de alguém, na forma de comer e beber, fumar, bebidas alcoólicas, aparência do corpo, festas em casas noturnas ou baladas?
Uma coisa é certa: O procedimento de quem serve a Jesus deve ser diferente do procedimento das pessoas que não se converteram ao Senhor em vários aspectos. Não é uma questão de radicalismo, mas de mudança de vida, do coração, dos desejos e o interior transformado se revelará no exterior. Vamos observar algumas situações, de acordo com a Palavra de Deus, que geram muitas dúvidas na vida diária do crente, e que geralmente contribuem para a aparência do mal se praticadas ou praticadas da forma errada.

Ficar desesperado com a morte de um ente querido.

Em 1 Tessalonicenses 4:13 diz: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Paulo está nos orientando que, devemos controlar a nossa tristeza, pois sabemos que, se morremos com o Senhor, com Ele seremos ressuscitados. E quando alguém morre em Cristo, apenas dorme, temporariamente, pois em breve nos encontraremos no arrebatamento da Igreja. Quando obedecemos a este versículo, damos prova da nossa fé para os não crentes. Quantas vezes já ouvimos pessoas dizerem em enterros de crentes: “Que enterro diferente: não havia desespero, mas alegria.” É claro, que vamos chorar na morte de entes queridos, ainda mais, quando é uma morte repentina, por fatalidade. Mas devemos sempre lembrar do Conselho de Paulo para não ficarmos desesperados. Jesus chorou ao saber da morte de seu amigo Lázaro. Mas havia esperança. Há esperança para os que dormem com Cristo: Fomos ressuscitados com Cristo.

Linguagem obscena ou torpe.

Em Colossenses 3:8 diz: Agora, porém, despojai-vos igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Em Efésios 4:29 diz: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
Muitos acham normal falar “palavrão”, xingar, amaldiçoar, ofender, mas agora que você se converteu, o Espírito Santo está em você. E se você não obedecer esta orientação, você afasta e apaga o Espírito Santo em você, como também, permite que o diabo use a tua boca. Leia Tiago 3.

Comer ou beber demais

Em Filipenses 4:5 diz: Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Em Romanos 14:17 diz: Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Em Gálatas 5:19-21 diz: Ora, as obras da carne são conhecidas e são:  prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Em Lucas 12:29-30 diz: Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.

Tomar vinho ou outra bebida alcoólica

Em Romanos 14:13,20,21 diz: Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo. É bom não comer carne, nem beber vinho,  nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou se ofender ou se enfraquecer]. Em Efésios 5:18 diz: E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.
Antes de se converter, muitos bebiam “socialmente” de tudo, em toda hora e em qualquer lugar. Creio que o melhor procedimento é dar bom testemunho. Se você vai a um shopping e toma bebida alcoólica, pode estar levando um irmão a tropeçar, se ofender ou enfraquecer. Não beba mais, mas encha-se do Espírito. Procure evitar beber “socialmente”. Esta é uma grande oportunidade para que os outros vejam que Jesus mudou sua vida. Se fumava, não fume mais, se mentia, não minta mais. Tomar vinho não é pecado, mas a dependência é pecado. Muitas pessoas têm que tomar uma cerveja todo dia, mas não fazem questão da leitura da Palavra todo dia. Você não é mais escravo da bebida, se Cristo te libertou.
TEMA DE CASA:
·         Evite a aparência do mal; evite dar carona a pessoa do sexo oposto se um dos dois é casado para não ficarem sozinhos. Não destruas o bom testemunho com a aparência do mal. (Efésios 6:11; 1 Tess. 5:22)
·         Evite falar mal das pessoas (Prov. 18:6-8, Tiago 3)
·         Evite o cuidado excessivo com a aparência (1 Pedro 3:3-5)
·         Evite toda forma de sensualidade (Judas 19: O sensual não tem o Espírito)
·         Evite bebidas alcoólicas (Oséias 4:11; Prov. 23:29-35)

·         Evite pessoas que falam demais, que são mexeriqueiras (Prov. 20:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário