quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Lição 9: O Reino e o Governo de Deus

Texto chave:para memorizar: "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo,  não pode ver o reino de Deus. João 3:3

Introdução:
Tenho ouvido muitas pessoas falando sobre o Reino de Deus como sendo o trabalho ministerial da igreja, ou os prédios aonde a igreja cultua a Deus. Os judeus estavam aguardando o Messias e o Seu reino. Jesus veio e veio o Seu reino, mas eles não perceberam. Mas o que é realmente o Reino Deus?

Para entender o que significa, na prática, é preciso nascer de novo.

Em João 3;3 diz: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Este é um pré-requisito para se entrar no reino de Deus. O reino não é uma cidade, ou um grande comitê com um grande exército com armas e demonstração de poder e ostentação de riqueza. O reino de Deus é o governo de Deus naqueles que creram que Jesus Cristo é o filho de Deus. Quando confessamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, ele nos liberta do império das trevas e nos transporta para o seu reino (Colossenses 1:13). E isso acontece, porque o Espírito de Deus passa a habitar em nós, porque o nosso corpo foi liberto, a nossa alma foi liberta e o nosso espírito está habilitado a ter comunhão com o Espírito de Deus. Jesus começa a reinar em mim.

O reino de Deus não tem aparência visível

Em Lucas 17:20 diz: Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. O Reino de Deus não tem nada a ver com shows de música gospel, com templos maravilhosos, com cultos cheios de luz, fumaça e grandes pregadores. O reino de Deus é o governo de Deus naqueles que confessam a Ele como Salvador e Senhor. E confessar a Jesus Cristo como Senhor de minha vida, significa, que eu entrego a minha vontade e todo o comando da minha vida a Jesus.

O reino de Deus começa quando eu decido morrer para mim mesmo. O reino de Deus se estabelece quando eu obedeço aos seus mandamentos diariamente, constantemente, em todo o tempo, em todo o lugar, não por imposição, não por medo, mas por causa do encontro divino, em que eu reconheço a minha situação pecaminosa e preciso de Jesus. E por causa do amor de Jesus em morrer na cruz em meu lugar, por causa de tamanho sofrimento Dele, por causa do sangue Dele que foi derramado em meu lugar, eu me sinto constrangido a fazer o que Ele quer, porque agora, Ele me deu vida, Ele me deu paz, Ele me deu sentido para viver, Ele curou a minha alma e me perdoou de todos os meus pecados e ainda me tornou Seu filho. Por isso, o reino se estabelece na minha vida quando eu me entrego, de todo coração, ao seu governo, praticando a justiça de Deus, não dos homens, praticando a paz e vivendo em alegria no Espírito Santo (Rom.14:17).

Não se entra no reino de Deus através de boas obras, ainda que as obras sejam a prova de que a fé é viva, e não morta. Não se entra no reino de Deus com dinheiro. Ninguém pode comprar um lugar no céu. O dízimo serve para comprar um lugar no reino, mas uma demonstração de obediência à Palavra de Deus e uma prova do senhorio de Cristo na sua vida.

Quem terá dificuldades de entrar no reino de Deus?

Em Lucas 18:24 diz: E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!  Um homem rico queria saber o que precisava fazer para herdar a vida eterna. E Jesus pergunta se ele conhecia os mandamentos, ao que o jovem rico responde que já obedecia a todos os mandamentos desde a sua juventude. Mas quando Jesus diz que só faltava uma coisa (vender tudo o que ele tinha e dar aos pobres), ele ficou muito triste porque era riquíssimo. Para entrar no reino, Jesus passa a ser a minha riqueza, a minha prioridade, o meu maior amor. Todo o meu tempo, recursos e forças, devem ser colocados à sua disposição para fazer o que Ele quiser. Ele quer me usar, mas só vai me usar se eu permitir, não como eu quero, mas na hora e do jeito que Ele quiser.

Quem não entrará no reino de Deus?

·         Quem não nascer de novo (João 3:3)

·         Quem não receber o reino de Deus como uma criança (Lucas 18:17)

·         Impuros (práticas sexuais ou uso impuro do corpo), idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores, invejosos (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:21).

O que não é o reino de Deus?

·         Não é comida, nem bebida (Romanos 14:17).

·         Não é visível e não tem aparência (Lucas 17:20)

E você, já está no reino de Deus, já vive o governo de Deus e já espera o arrebatamento da Igreja com todo o coração? (2 Timóteo 4:8).

 

No amor de Jesus Cristo,

 

Filipe A. Espindola

E-mail: espindola.filipe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário